Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências
INPN

Psicologia Psicoterapia Neuropsicologia Sexologia

 

 

Instituicao
Orgaos Sociais
Ensino
Investigacao
Clinica
Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     
 

SEXOLOGIA

Sexologia é a área do conhecimento que trata do comportamento sexual. É um fenómeno recente, com a actual abordagem datando do final do século XIX. Trata-se de uma área de actuação interdisciplinar, que abrange algumas áreas da medicina (andrologia, ginecologia e a anatomia dos órgãos sexuais), psicologia, sociologia e antropologia do comportamento sexual, neurociências (o estudo da base da resposta sexual e a complexidade do comportamento sexual), psiquiatria (parafilias, assim como desordens que levam a inadequações) e a epidemiologia das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A sexologia também toca questões mais amplas, como o conceito de saúde sexual,aborto, saúde pública, controle de natalidade, abuso sexual, entre outros.  (in Wikipédia)

 

 

 
 

Título de Sexólogo


O Instituto atribuiu o título de Sexólogo aos associados que pela sua formação pós-graduada e experiência profissional revelem conhecimentos na área da Sexologia

A fim de evitar sobreposições que em nada contribuiriam para o desenvolvimento científico e profissional da Sexologia, com a criação dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses o INPN deixou de atribuir o título de "Sexólogo".

 

O título de "Sexólogo" consistiu num título interno, outorgado pelo INPN que procura estar de acordo com as recomendações da European Federation of Sexology (EFS) e do American Board of Sexology (ABS). Não deve ser confundido com o grau de especialista atualmente atribuido pelos Colégios de Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

 

 

 

 

 

 

Copyright © Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências - Todos os direitos reservados 2007                                    Webmaster: Versatilis