Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências
INPN

Psicologia Psicoterapia Neuropsicologia Sexologia

 

Instituicao
Orgaos Sociais
Ensino
Investigacao
Clinica
Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     
 

 

PSICOTERAPIA (in Psiclinica)

Psicoterapia é uma forma de terapia que não é exclusiva para problemas psicológicos, mas cuja especificidade antes reside em se fundamentar no funcionamento psicológico dos sujeitos. É pois uma forma de "tratamento" através dos processos psicológicos.

Pode-se fazer uma psicoterapia com vista à intervenção num problema ou situação específica (patologia), mas também como forma de aumentar o auto-conhecimento - insight, do sujeito (normalidade).

 

 

 

 
 

Título de Psicoterapeuta

 

De acordo com o nº3 do Artº4 dos Estatutos do INPN,  "o Instituto atribui o título de (...) Psicoterapeuta aos associados que pela sua formação académica e experiência profissional revelem conhecimentos na área da Psicoterapia".

A fim de evitar sobreposições que em nada contribuiriam para o desenvolvimento científico e profissional da Psicoterapia, com a criação dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses o INPN deixou de atribuir o título de "Psicoterapeuta".

O título de "Psicólogo Clínico" consistiu num título interno, outorgado pelo INPN e reconhecido pela International Federation for Psychotherapy que procurou estar de acordo com as recomendações da European Federation of Psychologists' Associations (EFPA) e da European Assocociation for Psychotherapy Não deve ser confundido com o grau de especialista atualmente atribuido pelos Colégios de Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

 

 

 

 

 

 

Copyright © Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências - Todos os direitos reservados 2007                                    Webmaster: Versatilis