Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências
INPN

Psicologia Psicoterapia Neuropsicologia Sexologia

 

Instituicao
Orgaos Sociais
Ensino
Investigacao
Clinica
Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     
 

 

NEUROPSICOLOGIA

A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana ou tal como denominado pelos primeiros estudos nesse campo estuda as funções mentais superiores, deixando áreas como agressividade, sexualidade para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia) ou melhor da neurociência. Entre as principais contribuições desse ramo do conhecimento estão os resultados de pesquisas científicas para elaborar intervenções em casos de lesão cerebral quando se verifica o comprometimento da cognição e de alguns aspectos do comportamento. (in Wikipédia)

Um Neuropsicólogo é um profissional com formação superior em psicologia, especificamente na área da Neuropsicologia ou com uma pós-graduação nesta área. O Neuropsicólogo estuda a inter-relação entre o funcionamento biológico (extracto neuronal) e psicológico dos fenómenos. O Neuropsicológico, tal como o psicólogo cognitivo, estuda a linguagem, a motricidade, a percepção, a atenção e a memória mas dedica uma especial atenção à localização cerebral e funcionamento neuronal destas capacidades (in Psiclinica)

 

 

 
  Título de Neuropsicólogo


De acordo com o nº3 do Artº4 dos Estatutos do INPN,  "o Instituto atribui o título de (...) Neuropsicólogo aos associados que pela sua formação académica e experiência profissional revelem conhecimentos na área da Neuropsicologia".

A fim de evitar sobreposições que em nada contribuiriam para o desenvolvimento científico e profissional da Neuropsicologia, com a criação dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses o INPN deixou de atribuir o título de "Neuropsicólogo".

 

O título de "Psicólogo Clínico" consistiu num título interno, outorgado pelo INPN que procurou estar de acordo com as recomendações da International Neuropsychological Society (INS) e da Divisão 40 da American Psychological Association Não deve ser confundido com o grau de especialista atualmente atribuido pelos Colégios de Especialidades da Ordem dos Psicólogos.

 

 

 

 

 

 

Copyright © Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências - Todos os direitos reservados 2007                                    Webmaster: Versatilis